Cérebro Reptiliano
CÉREBRO REPTILIANO ( SOBREVIVÊNCIA)
(ou Complexo-R) é a parte mais primitiva de nosso cérebro. O cientistas o chamam de reptiliano, pois a mesma constituição cerebral é a única encontrada nos répteis.
Este cérebro é o responsável direto por mais de 90% de tudo o que acontece em seu corpo (e mente) no dia a dia, bem como sua relação com o meio-ambiente e as demais pessoas, restando muito pouco para as outras partes que formam do nosso cérebro mais evoluído. Também responsável pelo comportamento automático, comportamento repetitivo, instintivo e comportamento imitativo.
Possuindo três emoções básicas: agressão, medo e prazer, diretamente responsáveis pela sobrevivência do indivíduo (manter-se vivo). As demais emoções, como raiva, tristeza, alegria, assim como emoções mais refinadas, afeto, empatia e compaixão, estão no nível do cérebro límbico.
Ele é importante para nós porque como um computador, grava todas as reações instintivas que devemos tomar no dia a dia e que não necessariamente precisamos pensar para fazê-las, como trocar a marcha enquanto dirige um veículo.
Imagine ter que pensar toda a vez que tiver que fazer atividades repetitivas do dia a dia. Ao final do dia você estaria exausto. É ai que o reptiliano entra em ação.
Ele também é responsável pela sua sobrevivência. Em um momento de perigo, ele entra em ação, impedindo que você pense muito e morra, como virar o volante rapidamente para a esquerda a fim de livrar-se do caminhão que vem a sua frente.
Mas o cérebro reptiliano não deve ser o dono de sua mente o tempo todo, pois é paranóico por natureza, pois para ele tudo é ameaça ou prazer. Na verdade, ele passa cerca de vinte e quatro horas por dia rastreando e examinando tudo ao seu redor em busca de alguma ameaça ou prazer em potencial.
Situações, objetos, pessoas, outros seres vivos, ideias (diferentes das suas), crenças (que não sejam as suas), tudo pode ser uma ameaça. Quando nosso cérebro reptiliano se ativa, tem total prioridade sobre os outros dois, “Emocional e Racional”. Libera uma substância que congela a ação, principalmente do nosso cérebro pensante.
Se comporta como um “Super-EU”, que impede de nos adaptarmos e evoluirmos. Ele é frio, rígido, territorial e agressivo e por vezes paranóico. É a parte do cérebro mais ativa de muitos líderes radicais, líderes de seitas entre outras. Existe até uma teoria da conspiração de que muitos líderes estão construindo uma sociedade reptiliana. Pessoas que no futuro tomarão suas decisões baseadas apenas na busca do prazer ou na fuga do medo.
Já podemos ver essa tendência no consumismo, pois a maioria dos produtos que se vende é para suprir uma dessas duas necessidades. E para sermos livres, felizes e escapar desta programação, só mesmo um ato de conscientização e transmutação. Precisamos usar mais nosso cérebro pensante e atuar menos no piloto automático. A consciência cria e muda a realidade. Nenhum ato físico é preciso. Só mudarmos a visão “de mundo” e seremos todos um, filhos do mesmo Criador. Pessoas dominadas pelo reptiliano, pelo contrário são egoístas, territoriais e frias. Recebemos esta vida e agradecidos por isto devemos dar o máximo, tentar melhorar e evoluir no amor e no sentimento de gratidão a tudo e a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário